-
Arquitetos: Markéta Bromová
- Área: 97 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Veronika Raffajová
-
Fabricantes: ABB, Brother & Duck, Delta Light, Maimana, Monobrand, WATEREVOLUTION, Winckelmans, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como criar um apartamento de conceito aberto a partir de um grande apartamento com vários cômodos, mantendo a sensação de que os ambientes estivessem separados e utilizando, conforme o pedido do cliente, o minimo de portas possível? Procurámos limpar todo o espaço, para aproveitar os parâmetros estruturais e técnicos existentes no apartamento. A estrutura do teto de concreto armado com nervuras também foi exposta. Isso deu ao apartamento um caráter mais cru.
O ponto chave do conceito foi a escolha do piso, que deveria ser uniforme em todo o apartamento, inclusive nos banheiros. Uma das opções era um piso de granilite, mas após uma análise o cliente e eu decidimos por concreto polido.
O ponto essencial do conceito é a inserção de “caixas” no espaço aberto, de forma que os cômodos fiquem separados entre si, e também separe a parte privativa do apartamento da parte residencial. As caixas inseridas são feitas de diferentes materiais. O principal elemento de divisão do espaço é uma caixa recortada verde que esconde uma parte da cozinha com geladeiea, máquina de lavar louça ou forno embutido, roupeiros no quarto ou ainda um closet que serve à entrada. O cliente queria o menor número possível de portas.
Na entrada existe uma pequena despensa e dois roupeiros embutidos. Um está embutido em um painel escuro que dá a volta em uma biblioteca. O outro está localizado em uma caixa verde. O espaço central é a cozinha com ilha forrada a painéis de latão patinado. Isso tem uma bancada de concreto sólido. A superfície da bancada da ilha tem aberturas habilmente escondidas para itens como o classificador de resíduos biológicos. O quarto está localizado atrás da caixa verde e tem três entradas. A cabeceira usa a enorme chaminé existente como divisória. Há uma biblioteca de passagem entre o banheiro principal e o quarto.
A outra metade do apartamento encontra-se sem divisões ou divisórias. Há espaço para uma sala de jantar com uma área de estar. Nesta metade do apartamento encontra-se também um pequeno lavabo. Sua entrada fica no vestíbulo do apartamento.
As vistas que foram criadas após a remoção da maioria das divisórias são por vezes surpreendentes, devido à interligação de tantos materiais utilizados no apartamento.